Dança na Terceira Idade traz benefícios à saúde e autoestima
- degrausdaluz
- 13 de nov. de 2018
- 2 min de leitura

Os benefícios da dança para os idosos são muitos, afinal, a prática de exercícios físicos de maneira geral e feitos com certa regularidade é fundamental para ter um envelhecimento saudável. Muitos acham que basta chegar à terceira idade para interromper esse bom hábito, mas isso está completamente errado. Ao chegar à velhice é preciso continuar praticando atividades físicas e a dança é uma alternativa muito interessante.
Muitos idosos, ao se aposentarem, acham que perderam a importância em casa e na sociedade. É comum ouvirmos frases que demonstram o sentimento que alguns carregam: o de ser um peso na vida dos familiares. Aos poucos, a maioria dos idosos deixa de fazer atividades físicas e cultivar uma vida social.
É importante que o idoso faça alguma atividade física e esteja em contato com outras pessoas. A dança pode ser eficiente, além de muito prazerosa, em todas as faixas etárias e precisamente na terceira idade. A socialização e a alegria da dança ajudam a melhorar o humor e prevenir doenças como depressão e até o Alzheimer.
Aqueles que nunca dançaram, podem ter dificuldades no início dessa atividade, principalmente porque é preciso conhecer os passos e se adequar rapidamente a eles, mas nada do que ter persistência para vencer esse obstáculo, porque a dança ajuda os mais velhos a manterem o equilíbrio e com isso, os riscos de queda, que são comuns nessa idade, reduzem consideravelmente.
Outro ponto positivo quanto a dança é o fato dela ser uma terapia, pois ela “força” os idosos a se moverem de maneira rápida para diferentes posições. Isso é comum no dia a dia de qualquer pessoa e essa prática não só ajuda a fazer com que o idoso mantenha o equilíbrio como também tenha resistência e caminhe com mais velocidade.
A dança também diminui as dores musculares. Além disso, como é uma atividade aeróbica, a pessoa que dança queima calorias e ajuda seu coração a funcionar melhor.
Considerada uma atividade de baixo impacto, o risco de lesão é pequeno. O que a faz ser uma boa alternativa à caminhada, outra atividade muito indicada a idosos.
Benefícios da dança na Terceira Idade:
- Melhora o equilíbrio, a flexibilidade, alonga e exercita os músculos - Ajuda a prevenir a depressão - Eleva a capacidade cardiorrespiratória - Melhora a qualidade do sono - Exercita a coordenação motora - Estimula o convívio social - Faz bem para a autoestima - Auxilia a perda e a manutenção de peso

Comments