top of page
Buscar

Codeagro

  • Foto do escritor: degrausdaluz
    degrausdaluz
  • 30 de out. de 2018
  • 2 min de leitura

O Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios começou suas atividades em 1980. Sua atuação teve início enquanto Serviço de Orientação ao Consumidor (SOC), juntamente com o Programa Diga Não ao Desperdício. Em 1982, foi inaugurada sua Cozinha Experimental, com o objetivo de realizar análises sensoriais e testes de novas receitas enriquecidas, de baixo custo, para dietas com restrições, entre outras. A criação da Coordenadoria de Abastecimento, por volta dos anos 80, trouxe consigo a preocupação com a melhoria do acesso, pela população, a produtos agrícolas de boa qualidade e menor preço, aproximando o produtor do consumidor.

Surgiram os Mercadões, posteriormente chamados de Varejões, bem como campanhas de alimentos mais baratos realizadas na rua da capital e em locais de grande circulação de pessoas. Como um trabalho de apoio ao escoamento dos produtos hortifrutigranjeiros, o Serviço de Orientação ao Consumidor incentivava a utilização de produtos de época, orientava o planejamento de cardápios, de compras e aproveitamento integral dos alimentos.

A Cozinha Experimental, acompanhou o desenvolvimento das atividades da Coordenadoria, testando e disseminando informações sobre receitas econômicas e nutritivas, que foram incluídas em folhetos e manuais técnicos, distribuídos nos locais de comercialização administrados pelo Governo do Estado, bem como divulgados pela grande mídia.

Em 25 de julho de 2006, por meio do Decreto nº50.998, que reorganizou a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), criou-se o Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CESANS), com o objetivo de articular ações voltadas à promoção da segurança alimentar e nutricional sustentável, em parceria com o setor público e a sociedade civil.

Assim, o CESANS encontra-se inserido no âmbito das ações da Codeagro, possuindo a atribuição de ministrar cursos e palestras nas áreas de nutrição, economia doméstica e geração de renda, visando colaborar com a melhoria da qualidade de vida da população atendida, além de promover estudos de indicadores de segurança alimentar e nutricional para a implementação de ações regionais.


Josué de Castro

Foi um influente médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, politico , escritor e ativista brasileiro do combate à fome. Destacou-se no cenário brasileiro e internacional não só pelos seus trabalhos ecológicos sobre o problema da fome no mundo, mas também no plano político em vários organismos internacionais.

Partindo de sua experiência pessoal no nordeste brasileiro, publicou uma extensa obra que inclui: geografia da fome, Geopolítica da fome, Sete palmos de terra e um caixão e Homens e caranguejos. Exerceu a Presidência do Conselho Executivo da Organizações das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e foi também Embaixador brasileiro junto à Organização das Nações Unidas(ONU).

Recebeu da Academia de Ciências Políticas dos Estados Unidos o Prêmio Franklin D. Roosevelt. O Conselho Mundial da Paz lhe ofereceu o Prêmio Internacional da Paz e o governo francês o condecorou como Oficial da Legião de Honra. Foi ainda indicado ao Nobel da Paz nos anos de 1953, 1963, 1964 e 1965

O Premio Josie de Castro

O prêmio é concedido anualmente e tem por objetivo difundir iniciativas destinadas à formulação de soluções para o combate à fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional. Há duas categorias: melhor pesquisa científica e melhor programa ou projeto de política pública. O nome da premiação homenageia Josué de Castro



 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

11967099380

©2018 by Instituto de Integração e apoio a cidadania degraus da Luz. Proudly created with Wix.com

bottom of page