top of page
Buscar

As melhores atividades físicas para a terceira idade

  • Foto do escritor: degrausdaluz
    degrausdaluz
  • 25 de out. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 21 de nov. de 2018

O envelhecimento para muitos é visto como o fim da vida, onde a pessoa idosa não tem mais condições de realizar com firmeza as tarefas que sempre executou, mas há também aqueles que tem uma vontade imensa de viver e a falta de oportunidade de praticar atividade física na terceira idade fazem com que os idosos desanimem ainda que tenham muita vontade, e para essas pessoas a atividade física é um modo de mostrar que ainda são capazes de fazer coisas extraordinárias.

Por isso, devemos trabalhar no objetivo de obter um melhor estilo e qualidade de vida aos nossos idosos, e em posse do conhecimento acerca das atividades físicas, inserir uma rotina de exercícios para essa população.

Ao longo da vida, passamos por um processo fisiológico irreversível, ou seja, após se iniciar o declínio dos sistemas fisiológicos no corpo não há como obter uma reversão dos mesmos, mas a atividade física pode sim amenizar a velocidade com que se processam as modificações nos sistemas.

Dessa forma, é de suma importância praticar atividade física, para que haja a manutenção efetiva dos sistemas garantindo o bem-estar e a qualidade de vida, vindo a contribuir para um envelhecimento bem-sucedido e amenizando os efeitos mais severos dessa fase da vida.

Sendo assim, o ideal é que um médico seja consultado com antecedência, para que ele possa avaliar as condições do paciente e indicar o tipo de exercício ideal de acordo com suas capacidades e necessidades.



As atividades mais indicadas para idosos são:

1. Caminhada

Criar o hábito de caminhar alguns minutos por dia ajuda a aumentar a disposição e o bem-estar do praticante.Além disso, por ser uma atividade aeróbica, ajuda a gerar energia para os músculos através do trabalho com a respiração. O melhor de tudo é que pode realizar a atividade ao ar livre.

2. Natação

Praticar natação regularmente traz benefícios relacionados à frequência cardíaca, à função respiratória e, claro, ao aumento da mobilidade. E a atividade traz todos esses benefícios sem prejudicar as articulações nem provocar lesões de qualquer tipo, visto que ela é realizada dentro d’água, portanto, gera baixo risco.

3. Hidroginástica

Por ser realizada dentro d’água assim como a natação, a hidroginástica faz maravilhas para o fortalecimento muscular, para o sistema cardiorrespiratório, além de ajudar a melhorar a coordenação motora. Considerado um exercício de baixo risco, justamente por amenizar os efeitos da gravidade, ele também é perfeito para quem sofre com artrose e osteoporose.

4. Dança

Um grande estimulante social, a dança faz bem não somente ao corpo, mas também à mente, pois ajuda a combater a depressão. Além disso, é um ótimo exercício para a memória, pois o praticante deve guardar os passos e as coreografias.O esforço físico também não fica atrás: a dança trabalha a coordenação motora e ajuda a prevenir doenças como hipertensão e osteoporose.

5. Pilates

O pilates é uma atividade física democrática, pois é indicada para pessoas de todas as idades.

Aos idosos, esse método de exercício traz benefícios relacionados ao alinhamento da musculatura. O pilates também fortalece os músculos e diminui a pressão sobre articulações, já que todo o alongamento é feito aproveitando o peso do próprio corpo.

Isso se reflete na prevenção de doenças como adiabetes, a hipertensão, e reduz o risco de obesidade.

6. Musculação

A musculação é sim um ótimo exercício indicado para a terceira idade. Justamente por ser adaptável, essa atividade física permite que se comece com pesos e halteres bem leves.

Dessa maneira, o praticante se sente confortável durante os exercícios e evolui aos poucos, em seu próprio tempo, trabalhando diferentes áreas do corpo e fortalecendo a musculatura e a flexibilidade corporal.


Deu para notar que quando se trata de atividades físicas na terceira idade, as possibilidades são muitas, tanto em relação ao tipo de atividade quanto à intensidade. Até porque, cada pessoa tem seus próprios potenciais e suas limitações, e isso precisa ser respeitado.






 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

11967099380

©2018 by Instituto de Integração e apoio a cidadania degraus da Luz. Proudly created with Wix.com

bottom of page